Glossário


assunto
qualquer conceito ou combinação de conceitos vistos como entidade (Wersig) Exemplo: Agricultura, Cultivo de beterraba; Filosofia analítica; História da Idade Média.

cadeia
série vertical de conceitos refletindo relações lógicas. Nela, o conteúdo dos conceitos se diferenciam sempre, no mínimo, por uma característica especificadora (cadeia descendente) ou generalizadora (cadeia ascendente) (ISO 704). Série vertical de conceitos de extensão decrescente e intensão crescente, derivada por sucessiva subordinação. (Wersig) Saiba mais

característica
propriedade de um objeto e, ao mesmo tempo, suas representações mentais que se combinam para formar o conceito. A característica é, também, um conceito, usado para comparar, classificar e definir conceitos, determinar a escolha de termos e até, em alguns casos, para formá-los. (ISO 704) Saiba mais

categoria
classe de grande generalidade.

categoria fundamental
categoria aplicável a todos os campos do conhecimento.

classe
conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum.

classe básica
classe principal ou classe canônica.

classe canônica
classe derivada do primeiro passo de subdivisão tradicional de uma classe principal cujo princípio de subdivisão não se percebe ou distingue.

classe principal
a maior divisão de uma classificação, em geral de uma disciplina tradicional.

conceito
unidade do conhecimento constituído por características que refletem as propriedades significativas relevantes atribuídas a um objeto ou a uma classe de objetos e expresso comumente por signos lingüísticos. O conceito pode ser chamado de objeto formal. Os objetos formais ‘planeta’ e ‘ponte’ não existem fisicamente como tais; são apenas constructos mentais. Entre os objetos de uma lado e os signos lingüísticos de outro, não há relação direta. A relação é feita via conceitos (ISO 704). Ver também termo e referente. Saiba mais

definição
descrição verbal do conteúdo de um conceito, de sorte a distinguï-lo de outro. A definição pode ser intensional ou extensional. Na definição intensional incluem-se as características do conceito. Na definição extensional nomeiam-se os elementos da classe.

descritor
termo de uma linguagem documentária que pode ser usado como termo de indexação. Nos tesauros com base em conceito, descritor e termo podem ser considerados equivalentes.

extensão
a totalidade dos objetos a que se refere um conceito. Analisando-se a extensão de um conceito é possível estabelecer relações genéricas ou partitivas e estruturar os conceitos num sistema genérico ou num sistema partitivo (ISO 704)

faceta
grupo de classes que tem certas características em comum, constituindo uma categoria.

homonímia
palavra que tem a mesma forma mas diferentes significados em diferentes domínios. Raramente ocorre homonímia no interior de um mesmo domínio, mas não é impossível, como no exemplo: tênis (calçado) e tênis (esporte). Saiba mais

intensão
conjunto das características que constituem um conceito. Quando da definição de um conceito, incluem-se em sua definição apenas as características mais importantes [para o domínio do tesauro] (ISO 704 )

linguagem artificial
linguagem construída com base em um conjunto de regras prescritivas estabelecidas anteriormente a sua utilização (Wersig). Como toda linguagem artificial, não comporta exceções.

linguagem documentária
linguagem artificial utilizada nos sistemas documentários para indexação, armazenamento e recuperação (Wersig)

macrotesauro
tesauro cujo conteúdo cobre uma grande área de assunto ou tem um nível um tanto geral de especificidade.

micro-tesauro
tesauro dedicado a um campo muito especializado de um assunto ou a uma pequena faceta de uma classe básica.

referente
objeto formal, constructo mental, unidade de pensamento. Neste aspecto, o referente pode ter existência real ou não. Exemplos: cisne, casa, duende, unicórnio.

relação associativa
relação não-hierárquica entre conceitos ou classes. (Wersig)

relação de coordenação
relação entre conceitos ou classes que são subordinados a um mesmo conceito ou classe. Os conceitos ou classes assim relacionados constituem o renque.

relação hierárquica
relação entre conceitos ou classes em que um é superordenado aos outros (Wersig)

relação lógica
relação de semelhança. Quando se comparam os conceitos, verifica-se que há características comuns entre eles (ISO 704) Na relação lógica, o conceito superordenado é conhecido como conceito genérico, quando inserido no sistema de conceitos, enquanto o conceito subordinado é conhecido como conceito específico quando inserido no sistema de conceitos. Saiba mais

relação ontológica
relação entre conceitos que representam objetos relacionados por contigüidade no espaço ou no tempo, ou por conexão de causa-efeito. (ISO 704) São ontológicas a relação partitiva e a associativa. Saiba mais

relação partitiva
relação ontológica que ocorre entre o objeto considerado no todo e suas partes e entre as partes propriamente ditas. Saiba mais

relação seqüencial
relação ontológica de dependência entre dois conceitos concernentes a objetos com proximidade temporal ou espacial. (ISO 704) Saiba mais

renque
série horizontal de conceitos que refletem relações lógicas. No renque, cada conceito contém, além da intensão do conceito superordenado, o acréscimo de características diferentes. (ISO 704) Série horizontal de conceitos derivados de uma classe superordenada por um passo de subdivisão (Wersig) Saiba mais

termo
designação de um conceito definido numa língua especializada, por uma expressão lingüística. (ISO 704). Se assumirmos que existe uma relação de identidade entre conceito e termo, podemos usar estas expressões de modo intercambiável, visto que o termo denota o conceito e é sua forma física visível e manipulável. Ver também conceito. Saiba mais

tesauro
linguagem documentária controlada e dinâmica que contém termos relacionados generica e semanticamente, cobrindo um domínio específico do conhecimento.

Fontes: ISO 704 – Terminology.

Wersig & Neveling – Terminology of Documentation. Paris, Unesco.

 

inicio   índice alfabético   índice sistemático

Notícias

Café acadêmico

Apresentação da pré-proposta de qualificação de mestrado de Roberta Nayara de Oliveira Pereira, intitulada "METADADOS PARA A DESCRIÇÃO DO CONTEXTO TECNOLÓGICO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS VISANDO A GUARDA PERMANENTE EM REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS RDC-ARQ".
A apresentação ocorrerá dia 31/5 no IACS, Lara Vilela, na sala C-220

Tertúlia: O que é o conceito, para Dahlberg

Local: sala C-301 - IACS - Dia 11 de maio de 2023, 14h.

Seminário de Encerramento de Estágio Pós-Doutoral do Prof. Dr. Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda

Dia 26/04/2022 às 14h – youtube.com/PPGCIUFF

Seminário de Pesquisas Discentes do EOOCI 2021

Data: 1º/12/2021
Transmissão via Google Meet.

Inscrição no link: https://forms.gle/jANr7fVTx7NdFiqaA

Evento com a participação do grupo

SEMINÁRIOS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO – SEMOC 2021

PROGRAMAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Dias: 25, 26, 27 e 28 de maio de 2021

Canal de transmissão: YOUTUBE PPGCI-IBICT-UFRJ

Inscrições: https://www.even3.com.br/semoc2021
REALIZAÇÃO: UNIRIO – UFF – IBICT – UFRJ

Veja aqui a Programação do SEMOC

Lives no YouTube

Entrevista com Maria Luiza de Almeida Campos – por Hildenise Ferreira Novo

Aula magna com a Profa. Hagar Espanha Gomes

youtube.com/ProjetoSalaAberta

A abordagem onomasiológica na elaboração de modelos de domínios

Com as Profas. Dras. Hagar Espanha Gomes e Maria Luiza de Almeida Campos (PPGCI-UFF)

Dia 24/setembro/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/NrX0XEq7zlI

 

Live no Google Meet
Com Profa. Dra. Maria Luiza de Almeida Campos e Nilson Theobald Barbosa
Interoperabilidade semântica em ambientes heterogêneos
Dia 17/09 às 17h
Vídeo da palestra disponível em: https://drive.google.com/open?id=1KpUsRdKWAUoQFTw_pDaapB0V4E_RPjb3&usp=gmail

 

Lives no YouTube

Análise dos agradecimentos em artigos indexados na SciELO: desafios e perspectivas

Com Prof. Dr. Gonzalo Rubén Alvarez (GCI/UFF)

Dia 27/08 às 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/iGbeuVALVsc

Análise do uso do tema Cientometria em artigos indexados na BRAPCI

Com Profa. Dra. Michely Jabala Mamede Vogel (PPGCI/UFF)

Dia 13/agosto/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/9Gu7iYSYTl8

Desafios do campo biblioteconômico no Brasil
Com Profa. Dra. Ludmila dos Santos Guimarães (UNIRIO).
Dia 30/julho/2020 – 15h
YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/xOEIf5YaQ_U

Sistemas de Organização do Conhecimento: teorias, metodologia e modelo.

Com Profa. Dra. Hildenise Ferreira Novo (UFBA).

Dia 23/julho/2020 – 15h
YouTube – Canal EOOCI:: https://youtu.be/xOEIf5YaQ_U

Analisando os dados de pesquisa na perspectiva arquivística

Com Dra. Ivone Pereira de Sá (FIOCRUZ)

Dia 16/julho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/cfR_ATg3uCY

A Engenharia da Informação como ferramenta de transliteração de linguagens de representação do conhecimento: conjugando as naturezas cognitiva, documentária e comunicativa da Informação

Com Dr. Ivo Pierozzi Junior (EMBRAPA)

Dia 09/julho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://www.youtube.com/watch?v=QH_lR54z_2s

As religiões de matrizes africanas em sistemas de organização do conhecimento: uma abordagem aos estudos culturais

Com Prof. Dr. Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (PPGB/UNIRIO e PNPD/PPGCI/UFF)

Dia 02/julho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/FUEGTtQcvYk

Abordagens metodológicas na elaboração de instrumentos de representação de CI

Com a Profa. Dra. Hagar Espanha Gomes

Dia 25/junho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/jCBX-UybvW8

Tesauro funcional para arquivos correntes

Com Michely J. M. Vogel (PPGCI/UFF)

Dia 18/junho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://youtu.be/TPbqo4MS3m8

As contribuições da Dra Ingetraut Dahlberg para a OC e a aplicação da CSKOL para a visualização da pesquisa atual nesse universo de conhecimento

Com  Tatiana de Almeida (PPGCI/UFF)

Dia 11/junho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://www.youtube.com/watch?v=5fu5lhrtPkQ

Taxonomias como objetos de fronteira

Com Linair Maria Campos (PPGCI/UFF)

Dia 04/junho/2020 – 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://www.youtube.com/watch?v=lJRimGGLlo8

O domínio multidimensional do novo coronavírus e a Organização do Conhecimento
com  Rosana Portugal Tavares de Moraes
28/maio/2020, 15h
YouTube – Canal EOOCI: https://www.youtube.com/watch?v=hRBVtK15r5Y

Indexação de fotografias usadas na propaganda sobre COVID-19: princípios para análise conceitual
com Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza
21/maio/2020, 15h

YouTube – Canal EOOCI: https://www.youtube.com/watch?v=6XcdqzqVr4g

A atualidade do pensamento de Ranganathan: As Cinco Leis e suas Ideias Forças –
com Maria Luiza de Almeida Campos – PPGCI/UFF.  Dia 7 de maio de 2020, às 15h.
@grupo_eooci.

 

_______________________________________

I Seminário do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas – EOOCI

Data: 06/11/2019

Local: Sala Interartes – Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF)

Inscrições em:

https://www.even3.com.br/seminarioEooci

 

Acesso aberto na ciência é tema
de evento organizado pelo PPGCI/UFF

10/10/2019

XX Enancib

22 a 25/10/2019

Evento do grupo de pesquisa

Saiba mais em: https://estudosdainformacao.wordpress.com/

Skip to content